Networking. Esta palavra volta e meia aparece quando o assunto é o ramo imobiliário, mas será que tem a ideia da importância, e do que ela significa?
Alguns consultores podem chamá-la de carteira de clientes, outros de pessoas conhecidas durante a profissão, mas na verdade o seu significado é muito mais amplo.
Ele abrange todos os tipos de relacionamentos que tem ou teve até agora e também os que virá a ter. São pessoas dos seus círculos de conhecimento, sejam colegas de trabalho, clientes, meros conhecidos, amigos de infância, vizinhos, o dono da mercearia da esquina, o barbeiro que corta o seu cabelo, familiares e amigos de familiares.
E sabe porquê? Porque todos eles, em algum momento, podem transformar-se em clientes ou parceiros, em divulgadores boca a boca, ou em alguém que pode ajudá-lo e pode ser ajudado por você.
Então todas as pessoas fazem parte do networking?
Claro, porque em algum momento da vida, ou melhor, em vários momentos dela, todas as pessoas precisam de um imóvel, seja para vender, comprar ou arrendar. Por isso, um grande erro dos consultores é achar que o networking é formado apenas pelos contatos profissionais, quando na verdade é formado por todas as pessoas que você conhece ou já conheceu.A ideia, no entanto, para transformá-la numa ferramenta a seu favor, é manter esse relacionamento vivo de alguma forma, seja através de um SMS de parabéns no aniversário, de e-mails marketing sobre lançamentos e oportunidades, de encontros para a happy hour, conferências imobiliárias ou churrascos em família. A ideia é justamente uma troca de experiência, um relacionamento que se torne intuitivo, sem, no entanto, ter que ser íntimo.
Via de mão dupla
Com alguns manterá vínculos profissionais (colegas de trabalho, de faculdade) com outros de amizade e até mesmo apenas de conhecidos. O importante, no entanto, é estabelecer relacionamentos sinceros, e não de interesse apenas quando você precisa.Sim, porque os outros consultores podem ajudá-lo, e muito, em qualquer etapa da sua carreira, formando parcerias, o indicando para um empreendimento que não quer, não pode angariar ou para um cliente, agilizando algum processo, fazendo uma ponte com alguém e até apresentando-o a pessoas estrategicamente interessantes.
Mas é preciso que esteja disposto a ajudar também, antes mesmo de ser ajudado ou de alguém pedir. Lembre-se que a confiança deve ser a base do networking, uma via de mão dupla onde não pode haver engarrafamentos.
Como ampliar o seu networking?
Se é um consultor imobiliário novo no mercado e quer ampliar o seu networking, há várias oportunidades para fazê-lo.Uma delas é frequentando reuniões, promovendo encontros da categoria, filiando-se uma associação.
Eventos culturais, desportivos e sociais também funcionam bem, mas lembre-se que o relacionamento deve nascer de forma natural.
As redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, também são ótimas para fazer novas amizades, divulgando o seu perfil e o seu trabalho, e até para ajudar em algum problema para quem pede ajuda.
Quem sabe aquela pessoa, lá na frente, não pode ajudá-lo também?
Basicamente desenvolver o seu networking é conhecer e tornar-se conhecido, ser prestavel, amigo e um profissional sério e ético. A ajuda deve ser mútua e fluir naturalmente.
Saiba manter o seu networking organizado
Todos os seus contatos devem ficar bem organizados, até para você poder manter uma troca constante, sem ser chata, de ideias e informações.A dica, nesse caso, é montar uma agenda, que pode ser a do smartphone, com os nomes perfeitamente identificados e classificados. Crie grupos, como “Faculdade”, “Vizinhos”, “Infância”, ”Família, “Clientes”, “Consultores”, etc.
A maioria das agendas tem espaço para algumas anotações, que deve fazer para identificar as pessoas, principalmente se for alguém recém-conhecido ou que não vê há muito tempo.
Nesse caso, coloque o nome do evento em que o conheceu, a empresa e o cargo que ocupa, ou por quem foi apresentado, por exemplo. Coloque também outras informações que tiver, como data de aniversário ou o tipo de imóvel que estava procurando e quando, no caso de ser um cliente. Assim fica bem mais fácil não cometer gafes e criar oportunidades para estreitar laços.
Um bom networking, bem nutrido e organizado, pode render excelentes frutos por muito tempo: uma grande parceria, o fechamento de uma ótima venda ou até uma grande e sincera amizade.
0 comentários:
Enviar um comentário