No Portugal já chega aos 8 milhões de usuários, mas poucas pessoas conhecem todo o potencial que o aplicativo possui.
A lista de transmissão é uma funcionalidade pouco explorada dentro da plataforma, mas que oferece benefícios e agilidade na hora de comunicar em massa.
É comum confundir as listas de transmissão com os grupos de whatsapp. Os dois têm o mesmo objetivo, mas trabalham de formas diferentes.
Grupos são locais em comum onde diversos contatos compartilham o mesmo conteúdo e ao mesmo tempo. O que é postado nos grupos aparece para todos que fazem parte dele e os contatos podem interagir uns com os outros.
As listas de transmissão por sua vez também tem o objetivo de mandar a mesma mensagem para várias pessoas e ao mesmo tempo.
A grande diferença entre ela e os grupos é que a transmissão é feita individualmente para cada contato que faz parte da lista. Ou seja, cada um dos selecionados vai receber a mensagem em um chat “privado”.
Mas afinal de contas, quais os benefícios de utilizar as listas de transmissão para se comunicar com o cliente?
1- Atingir diretamente o cliente
Quando enviamos algo para grupos a mensagem tende a ficar para trás e se perder à medida que a conversa desenvolve, e nem todos tem paciência para acompanhar. Com as listas de transmissão esse problema não acontece. Ao enviar determinada promoção ou produto, cada um dos contatos da lista recebem uma mensagem privada sua, como se ela tivesse sido enviada exclusivamente para aquela pessoa..2- Dedicação “exclusiva”
Ao utilizar uma lista de transmissão você abre um potencial canal direto com cada um dos integrantes da lista. Se surgir qualquer dúvida ou interesse o cliente poderá conversar diretamente com você. As listas passam a impressão de cuidado e exclusividade ao cliente. Ao receber uma mensagem privada ele sente que é especialmente direcionada a ele e não generalizada como em um grupo.3- Organização
Cada lista de transmissão permite até 256 contatos, por isso é possível separar as listas por grupos e segmentos tornando a comunicação mais organizada e focada. Você pode criar um grupo de promoções ou aniversáriantes do mês e oferecer produtos “especiais” para esse segmento de uma forma ágil e personalizada. O gerenciamento das demandas individuais de cada cliente também se torna mais fácil através das listas, já que não se perdem num mar de comentários como acontece nos grupos.4- Privacidade
Muitas pessoas se incomodam em fazer parte de grupos ou receber mensagens de desconhecidos e ter seu contato exposto para todos. As listas de transmissão garantem a privacidade dos contatos já que cria chats privados, perfeito para os clientes mais reservados.5- Todas as funcionalidades multimídia do Whatsapp
O Whatsapp é um aplicativo que vai muito além do texto. A plataforma permite o envio de imagens, áudio, vídeos, arquivos, compartilhar contatos e localização, etc. Todas essas facilidades estão a sua disposição, então seja criativo e explore-as ao máximo na hora de compartilhar com clientes seus produtos ou serviços. Seja multimídia no seu negócio também.Não seja um enviador de SPAM
Esse talvez seja o ponto mais importante na hora de usar uma lista de transmissão. Faz parte da boa prática da comunicação com o cliente. É extremamente importante que o material e conteúdo que será transmitido seja focado nas necessidades do receptor. Evite sobrecarregá-los com propagandas e assuntos irrelevantes. Tenha bom senso com o que for compartilhar com os consumidores. Desta forma suas transmissões não serão interpretadas como um incômodo e sim como algo que informa e trás valor.MAS CUIDADO! Nem tudo são flores
Tão importante quanto mostrar os benefícios desse curso, é mostrar também as suas desvantagens:- Baixa escalabilidade
As listas de transmissão só podem ser enviadas para o máximo de 256 contatos, o que torna a comunicação limitada a uma parcela pequena dos seus clientes. Quando o negócio tem um número pequeno de clientes comprando ao logo do mês, utilizar esse curso fica um pouco mais fácil, porém quando o estabelecimento tem alto volume de pessoas entrando e saindo todos os dias como uma cafeteria por exemplo, a coisa fica mais complicada. Sem contar que para poder utilizar as listas você precisa cadastrar um a uma os números dos clientes na sua lista de contatos.
- Difícil gerenciamento e falta de controle
Justamente por possibilitar o envio para apenas um número limitado de contatos, gerenciar essas listas acaba tomando um tempo precioso do gestor para organizá-las, definir e controlar o que será comunicado a cada uma delas. Uma comunicação descontrolada e desorganizada pode “queimar” e comprometer gravemente o relacionamento da sua marca com os seus clientes, e nos piores casos fazendo com que o cliente se sinta tão desconfortável com a comunicação inapropriada que acaba deixando de ser seu cliente.
- Falta de mensuração
Os objetivos de se comunicar com o cliente são entender suas necessidades, seu comportamento e aumentar o engajamento dele com a sua marca. No fim das contas, além de conhecer as necessidades dos seus clientes e ter fãs promotores dela, isso tudo se refletirá no aumento do faturamento no final mês. Mas infelizmente com as listas de transmissão a tarefa de mensurar e comprovar que todo o tempo e esforço empregados nisso estão realmente dando resultados é inviável. A menos que você tenha um negócio local muito pequeno onde você conhece todos os clientes pelo nome, é praticamente impossível saber e controlar quem das pessoas que você está contatando via listas de transmissão realmente voltam e compram na sua loja.
Com o momento instável da economia e a escassez de recursos em que os negócios de varejo tem sofrido hoje, desperdiçar tempo e dinheiro em algo que não traz retornos positivos não é uma opção.
As listas de transmissão, se bem utilizadas, são mais uma ferramenta que você pode usar gratuitamente para promover sua empresa.
Elas tem seus prós e contras, e pode ser muito vantajosa se associada a outras estratégias de marketing que você já tenha no seu negócio, porém utilizá-las como única ação pode lhe trazer mais dores de cabeça do que benefício.
O importante é saber sobre as suas opções e quando deve ou não utilizá-las.
0 comentários:
Enviar um comentário